História

No ano de 1996, devido à necessidade de maior integração entre os pesquisadores e técnicos do Instituto Adolfo Lutz nas mais diversas áreas da vigilância laboratorial, foi organizada a 1ª Reunião Anual do Instituto Adolfo Lutz, evento que concentrou conferências e apresentações de pesquisas e resultados do Laboratório Central de Saúde Pública no âmbito de sua atuação. Considerando o sucesso do evento, assim como a procura por essas informações pela comunidade científica e da área da saúde, a partir de 1999 a reunião passou a se chamar Encontro do Instituto Adolfo Lutz (EIAL), aberto a profissionais de outras instituições e realizado bianualmente.

O EIAL foi realizado a cada dois anos até a sua 10ª edição, em 2014, cujo tema foi “Redes de Saúde, Inovação Tecnológica e Eventos de Massa”, acompanhando a revolução da tecnologia na Vigilância em Saúde, assim como a atuação do país para garantir a segurança da população nos nos grandes eventos no período, como a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, a Copa do Mundo de Futebol, em 2014 e as Olimpíadas, em 2016.

​As edições que seriam em 2016 e 2018 não foram realizadas em virtude de blablabla blabla bla bloablalaaa. Quando de sua retomada em 2020, a realização do evento foi prejudicado pela Pandemia da COVID-19, o que também ocorreu em 2022, como ocorreu com todos os eventos técnico-científicos no país.

Em 2024, após um interstício de 10 anos, os colaboradores do Instituto Adolfo Lutz, com estímulo da sua Diretoria Geral, se juntaram para fazer o EIAL acontecer novamente, não apenas por uma necessidade institucional, mas por ser este evento o único dedicado à vigilância laboratorial, com foco em epidemiologia e medicina sanitária no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Congressistas Contemplados

Trabalhos Premiados