O Instituto Adolfo Lutz, órgão da administração direta da Secretaria de Estado da Saúde, integrante da Coordenadoria de Controle de Doenças foi criado em 26 de outubro de 1940, a partir da união de dois grandes laboratórios públicos, o Instituto Bacteriológico e o Laboratório de Análises Químicas.

Como Laboratório Central de Saúde Pública é formado pela Área Médica e de produtos e tem hoje 12 Laboratórios Regionais localizados em municípios do estado de São Paulo, respeitando as características epidemiológicas e produtivas de cada região nas cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santo André, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté, pontos estratégicos do estado. Conta ainda com área de experimentação científica e mantem desde sua fundação uma Biblioteca e um Centro de Memórias com acervo. Com a reforma administrativa (Decreto no 55.601 de 22 de março de 2010), a Instituição passou a contar com 28 Centros e 91 Núcleos Técnicos e Administrativos.

Ao longo do tempo tem atendido e respondido aos desafios decorrentes das ações de Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Ambiental, atuando de maneira decisiva para esclarecimentos de problemas surgidos e para a tomada de decisão dos órgãos competentes de Saúde Pública.

Responsável por feitos que enriqueceram a memória histórica da Saúde Pública Nacional, poucas instituições podem ostentar como o Instituto Adolfo Lutz, a mais de um século de bons serviços prestados e, por decorrência, o respeito e a confiança da sociedade.

O Instituto Adolfo Lutz é credenciado pelo Ministério da Saúde como Labortaório Nacional de Saúde Pública e Laboratório de Referencia Macrorregional, Centro Colaborador: Programa FAO/OMS e OPAS, na área de virologia, integrante de sistemas de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, além de Instituto de Pesquisa integrante do Sistema de Ciência e Tecnologia do Estado. Tem como finalidade contribuir para a promoção da saúde da população, através da geração e divulgação do conhecimento, produção de bens e serviços no âmbito de sua competência com repercussão nacional e internacional, atuando como referência nacional e regional em diversas áreas.

Tem como atividade:

  • Participar das ações de Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Ambiental para prevenção, controle e eliminação de riscos e agravos de interesse em Saúde Pública;
  • Executar atividades laboratoriais especializadas e diferenciadas;
  • Realizar pesquisa científica e de inovação tecnológica de interesse em Saúde Pública e promover a divulgação;
  • Formar recursos humanos especializados de interesse á Saúde Pública.